03/07/2012 10:48:08
O que é uma Fan Page (Página de Fãs)?
foto: Facebook - Click Arapiracafoto: Facebook - Click Arapiraca

 Não é novidade para os amantes da tecnologia que o Facebook está em uma crescente constante em nosso país. O Brasil teve a maior taxa de crescimento em usuários (cerca de 10%) e já tem mais de 19 milhões de perfis. Os dados foram divulgados pela Inside Network, empresa de pesquisas.

Grande parte do crescimento da rede social Facebook acontece, sem dúvida, por conta do relacionamento entre os consumidores e as marcas, proporcionado através das Fan Pages (páginas de fãs onde os consumidores podem interagir com suas marcas preferidas).

Usando as próprias palavras do Facebook: As páginas de fãs (fan pages) existem para que as organizações, empresas, celebridades e bandas transmitam muitas informações ao seus seguidores ou ao público que escolher se conectar a elas. Semelhante aos perfis, as Páginas podem ser aprimoradas com aplicativos que ajudem as entidades a se comunicarem e interagirem com o seu público e adquirirem novos usuários por recomendações de amigos, históricos dos Feeds de notícias, eventos do Facebook e muito mais.

Por que ter uma Fan Page é importante?

  • Você se aproxima dos seus consumidores;
  • Entende o que seu público-alvo precisa;
  • Faz promoções exclusivas para os seus fãs;
  • Sabe quem são as pessoas que mais interagem com sua marca;
  • Potencializa a comunicação da sua marca.

A Fan Page substitui um Site?

Não sou a favor de substituir um site por uma Fan Page, embora algumas empresas tenham adotado essa prática. Eu enxergo da seguinte forma: a Fan Page é um complemento, tanto para o seu site quanto para o seu consumidor.

Sou a favor de você apresentar na sua Fan Page, de modo mais objetivo, tudo o que seu site contenha. Sobretudo para não retirar o usuário do Facebook. Mas, caso o usuário precise de mais detalhes, garanto que não hesitará em visitar o seu site – onde você poderá trabalhar melhor os seus objetivos e outras formas de comunicação.

Além disso, uma Fan Page tem diversas limitações que seu Site pode não ter. Por exemplo:

  • O conteúdo da sua Fan Page não será totalmente indexado pelos mecanismos de busca. Ou seja, você pode perder diversas oportunidades de ganhar visitas e fazer negócios – Entenda como funciona o SEO (Otimização de Sites);
  • Nem todo mundo usa Facebook. No Brasil existem mais 80 milhões de usuários. No Facebook, entretanto, são cerca de 19 milhões de brasileiros.
  • Embora você possa personalizar a sua Fan Page, você nunca terá a flexbilidade que um Site proporciona (100% de personalização).
  • Você tem total controle sobre o seu Site. Substituir seu Site por uma Fan Page é arriscado, nunca se sabe quando as regras do jogo podem mudar.

Existe diferença entre Fan Page e Perfil?

Sim, muitas.

Um perfil é representado por uma pessoa física. E de acordo com os termos de serviço do Facebook, nenhuma marca pode ter um Perfil. E com toda razão, pois um perfil não tem as oportunidades que uma Fan Page proporciona para uma marca.

  1. Os perfis possuem um limite máximo de amigos. As Fan Pages não possuem nenhuma limitação quanto ao número de fãs.
  2. Uma Fan Page permite que você crie aplicativos e interaja com milhares de fãs. Além disso, você pode promover discussões, enquentes, vídeos, fotos etc.
  3. Através da Fan Page é possível analisar os dados em forma de relatório. Você tem dados demográficos, alcance, repercussão e muitas outras métricas para avaliar e entender o desempenho e os fãs da sua página.
  4. Assim que um usuário curte a sua Fan Page, automaticamente ele passa a receber as suas atualizações da página em seu mural. E se ele interagir com a Fan Page, os amigos dele também recebem a interação em seus respectivos murais.

por WebInteraitva

  1.  

 

Comentários
Ainda não comentaram esta Notícia.